A multipropriedade é um conceito relativamente novo no Brasil e que gera muita curiosidade. No entanto, a multipropriedade é muito mais antiga do que a maioria dos brasileiros imagina.
Tem curiosidade para saber de onde o conceito surgiu, como ele funciona na prática e se realmente é um mercado em crescimento e que vale a pena investir? Nós te daremos todas as respostas a seguir!
Afinal, com a expansão do segmento é natural que muitas incorporadoras estejam atentas e querendo compreender melhor o que é a multipropriedade e como estruturar um produto para atender a atual demanda do mercado que busca imóveis de férias usufruindo da modalidade.
Visando entender melhor o surgimento de imóveis de multipropriedade, precisamos voltar alguns anos na história recente.
Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Europa estava devastada e com problemas financeiros. O cenário caótico fez com que os hotéis sumissem por não existirem hóspedes para movimentá-los.
Na França, por exemplo, os hotéis da Riviera Francesa passaram a ser vendidos inteiros para 4 pessoas. E com isso, cada comprador se tornava dono de ¼ do hotel, podendo usufruir da estrutura por 3 meses ao longo do ano.
Com esse movimento surgiu o timeshare, como uma reação ao período de crise, para que os interessados pudessem usufruir de imóveis conforme acordado entre as partes envolvidas na negociação.
Já nos Estados Unidos, o conceito de timeshare foi muito bem recebido pela população, o que fez com que os norte-americanos começassem a aprimorar o modelo.
O aprimoramento do modelo fez surgir, de fato, a multipropriedade. A mudança foi relativamente simples, dividindo os imóveis para 52 compradores.
Sempre baseado no fato de que, todos os anos possuem 52 semanas e com isso, cada comprador teria direito de uso do imóvel por 1 semana ao ano.
O método se tornou um grande sucesso desde o começo nos anos 1970 nos EUA, o que acabou se espalhando e conquistando a Europa por inteiro.
Muito embora se pareçam, timeshare e multipropriedade são diferentes entre si. Sendo a multipropriedade um aprimoramento do timeshare. Ambos possuem sua importância não só na história, como também, em relação aos dias atuais. Acompanhe neste link a diferença entre os dois modelos.
Hoje, no Brasil e no mundo, estão disponíveis diferentes hotéis e resorts que podem ser utilizados no modelo timeshare, assim como, existem os empreendimentos voltados apenas para a multipropriedade.
Cabe ao comprador saber escolher o formato correto de acordo com o que está procurando para a sua rotina. Assim como, é importante que a incorporadora entenda os dois conceitos e possa escolher qual modelo combina mais com o público que deseja atingir.
Assim como ocorreu no passado, com o passar dos anos o mercado imobiliário turístico se atualizou e aprimorou. Atualmente existem três modelos disponíveis para investir: a multipropriedade, timeshare e o fractional.
Entender as diferenças é importante na hora de estruturar um imóvel que seja compatível com o mercado nacional.
A multipropriedade já se mostrou um modelo muito eficiente no Brasil, onde o imóvel é estruturado visando atingir um determinado perfil de público que comprará cotas da propriedade.
A compra da cota dá ao cliente o direito de propriedade, com escrituração de sua fração, que pode ser vendida, doada ou objeto de herança no futuro. O modelo cria um condomínio especial que permite a divisão do imóvel em frações de acordo com o número de cotistas.
O fractional é um modelo muito parecido com a multipropriedade, com a diferença que a compra se dá em relação ao direito de uso do imóvel, sem obter o direito de propriedade.
Podemos entender o modelo como um meio do caminho entre o timeshare e a multipropriedade.
O timeshare também vende o direito de uso de apartamentos em hotéis e resorts, por um tempo pré-definido, sendo um modelo interessante para quem gosta de conhecer o mundo.
Atualmente, no mercado brasileiro vem crescendo a procura por imóveis de multipropriedade. Já o modelo fractional, não é o mais desejado por quem busca imóveis compartilhados no país.
Muitos brasileiros sonham em ter uma propriedade de férias, mas não o fazem por uma série de fatores.
Investir um valor alto para ter um imóvel que fica trancado quase o ano inteiro e que exige manutenção, tempo e zelo acaba sendo uma barreira para muitos.
E justamente para atender esse desejo de usufruir de um local de alto padrão nas férias, com um custo que cabe no orçamento e livre da preocupação com manutenção, surge o interesse pela multipropriedade.
As incorporadoras que investem em imóveis bem localizados para a venda no modelo multipropriedade conseguem usufruir de um mercado em crescimento.
Ser um dos pioneiros no segmento possibilita ótimos resultados. Afinal, é um mercado em expansão e que atrai a cada dia mais brasileiros.
Em especial quando o empreendimento é localizado em destinos turísticos que são objeto de desejo em todo o país como Gramado, por exemplo.
Com um país que tem tanto potencial turístico, é natural que os investimentos em imóveis multipropriedade tragam ótimos resultados em vendas e sejam um sucesso com o público em geral.
Para que um projeto de multipropriedade dê certo e traga ótimo retorno em suas vendas, é necessário analisar uma série de fatores.
Desenvolver um projeto voltado para um público-alvo específico, que seja compatível com os turistas que habitualmente procuram aquela região é um dos cuidados imprescindíveis na estruturação de um empreendimento fracionado.
Esse processo requer experiência no segmento e entendimento das principais características que tornam esse tipo de empreendimento único. A Plátano Consultoria tem equipe especializada e dedicada para te auxiliar a desenvolver seu projeto. Entre em contato.
Possuímos um conhecimento amplo e aprofundado em multipropriedade e gostaríamos de conversar com você sobre isso!
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