Multipropriedade: como agregar valor.
Multipropriedade: como agregar valor.

Agregar valor para a experiência de cada proprietário de um imóvel fracionado é uma estratégia interessante para fidelizar os clientes e mantê-los na base da incorporadora.
Existem diferentes aspectos que precisam ser considerados para as empresas que focam na satisfação do cliente através de serviços e experiências.
Neste post, nós elencamos alguns aspectos que não devem passar despercebidos quando o objetivo é que a fração ofereça uma percepção de alto valor para seus donos.
Veja as principais dicas de como agregar valor a multipropriedade de forma totalmente prática.
Gestão de valor: essencial para a multipropriedade
Antes de falar dos serviços especiais, é muito importante falarmos sobre a Gestão de Valor do Imóvel Fracionado.
A multipropriedade deve ser gerida por especialistas que entendam a importância dos proprietários para o negócio e que também sejam capazes de fazer a gestão de valor através de serviços e experiências.
Vale ressaltar que, a multipropriedade precisa oferecer boas condições para que todos os donos possam usufruir por igual de suas frações, seguindo o calendário de utilização, independente se for baixa, média ou alta temporada. Isso demanda uma boa gestão de limpeza, áreas externas, renovação de enxoval e uma série de manutenções que exigem comprometimento da equipe.
Mas é claro que estes serviços são básicos e não agregam valor percebido nas frações. Isso é o mínimo que se espera de um hotel de qualidade: limpeza e bom atendimento.
Uma gestão de valor da multipropriedade protege o multiproprietário de ter uma experiência negativa por falta de eficiência na gestão da sua casa de férias.
Há quem diga que a gestão do serviço, por si só, já agrega valor para a multipropriedade sempre que for percebida como eficiente e com total controle dos custos.
Concordamos que isso faz muito sentido e sim, estamos incluindo o tópico como uma das dicas para agregar valor ao produto fracionado. Porém, no decorrer deste texto, vamos te mostrar outras formas de melhorar ainda mais essa percepção.
Gestão de Valor de Imóveis Turísticos Fracionados
Para que a gestão de valor seja eficiente, é preciso que o modelo seja pautado em alguns aspectos, como:
- A gestão deve ser feita por uma empresa especializada, de preferência com renome no mercado.
- A manutenção do empreendimento deve ser constante e valorizar todas as frações da propriedade.
- O sistema de governança deve oferecer transparência para todo o ciclo operacional do imóvel, garantindo a otimização dos custos para os multiproprietários.
- Todos os multiproprietários precisam ter comunicação eficiente com a operadora hoteleira.
- É necessário se respeitar o que foi acordado no contrato da fração.
- A realização das assembleias é de suma importância neste processo.
Somente com os 6 aspectos listados funcionando em harmonia é que a gestão da multipropriedade agregará valor percebido.
Como agregar mais valor para imóveis que já possuem gestão eficiente?
Quando o imóvel de multipropriedade já possui uma gestão eficiente, é interessante observar outros pontos importantes, visando agregar ainda mais valor ao produto.
O objetivo é que a experiência do multiproprietário seja inesquecível por diversos aspectos. Uma das ferramentas para tal é justamente oferecer serviços personalizados.
Nos hotéis convencionais, serviços conhecidos como pay per use, são pagos pelo uso e resultam em uma estadia muito mais confortável.
Aqui a ideia seria a mesma, porém tais serviços já estarão inclusos na fração de cada proprietário, ou seja, ao invés de pagar individualmente por cada serviço, estará à disposição de cada proprietário um cardápio de serviços exclusivos e de alto valor agregado.
Uma atenção voltada para “oferecer experiências” aos clientes vem se tornando uma forte tendência no mercado turístico e isso nos ajudará a possibilitar a plena satisfação do cliente da multipropriedade.
Além disso, turistas convencionais perceberão as vantagens de adquirir uma fração, não só pelo empreendimento, mas por desfrutar de serviços exclusivos e desenvolvidos sob medida para o seu perfil. É uma estratégia de fidelização de clientes, mas também para abertura de novas vendas.
Oferecendo uma experiência exclusiva e de alta qualidade, é natural que a estadia no imóvel seja marcante de forma positiva. Trazendo não só a satisfação de cada um que usufruiu dos serviços diferenciados, como também, a divulgação muito positiva para a propriedade.
Serviços que agregam valor à multipropriedade.
Quando falamos em experiência no mercado de turismo, na grande parte das vezes, estamos falando de serviços. Tais serviços podem ser oferecidos diretamente pela operadora hoteleira, assim como podem ser terceirizados. O que de fato importa é a qualidade do que está sendo oferecido e o atendimento de alto padrão.
Durante a estadia na multipropriedade existem ótimas experiências a serem oferecidas, totalmente simples e que tornam as férias inesquecíveis.
Vamos aos exemplos práticos.
Independente do destino, a multipropriedade pode oferecer serviços como:
- Massagem: o casal proprietário da fração tem o direito a uma massagem relaxante.
- Malas: que tal uma personal organizer dando dicas de como organizar a bagagem para o retorno das férias?
- Pet Friendly: a multipropriedade é pet-friendly? Então nada melhor do que oferecer o serviço de passeadores de cães de forma gratuita.
- Cardápio: já imaginou a alegria do multiproprietário quando ele souber que um chef renomado está cuidando do cardápio do restaurante que é exclusivo para os donos das frações?
- Lazer: hotéis em meio a natureza, podem oferecer cestas de pic nic para que as famílias proprietárias das frações desfrutem de momentos de lazer, de uma forma diferenciada. Se o hóspede comum quiser ter a mesma experiência, precisará pagar pelo serviço.
- Localização: uma casa de férias fracionada no litoral, por exemplo, pode oferecer aulas de surf para as crianças ou até mesmo passeios de barco pela região.
- Atendimento: o proprietário se sentirá ainda mais especial se for atendido em um espaço diferenciado, desenvolvido exclusivamente para os donos das frações.
- Personalização: uma concierge especializada em roteiros turísticos pode auxiliar as famílias na definição de quais serão as atrações de cada dia. Por dominar a região e conseguir compreender as características de cada cliente, o roteiro será desenvolvido de forma personalizada.
- Transporte: estacionamento gratuito é algo que costuma fazer parte da multipropriedade, mas você pode agregar ainda mais valor, oferecendo um vallet vip, com um atendimento muito mais ágil que o convencional.
- Presentes: já imaginou a alegria dos proprietários se logo no check-in receberem uma cartela de descontos em lojas, restaurantes e atrações da região? Este mimo não custará nada para o seu hotel, mas fará com que os donos das frações se sintam especiais.
- Eventos: uma noite de queijo e vinho somente para os proprietários? Esta é mais uma possibilidade para agregar valor à multipropriedade. Espaço exclusivo, limitado, com música boa, petiscos e vinhos à vontade.
Você deve estar se perguntando: mas como é que eu vou oferecer esses serviços aos meus clientes sem aumentar o preço da operação hoteleira?
A gestão de valor da multipropriedade pode e deve contar com parcerias estratégicas.
O vinho oferecido no evento é patrocinado pela vinícola mais famosa da cidade e que quer aumentar o fluxo de clientes. O queijo é um oferecimento daquele distribuidor que deseja um contrato de exclusividade nos laticínios. A impressão da cartela de descontos será paga pela marca que deseja ter mais destaque no material e que também poderá fazer uma divulgação no lounge do hotel.
Esses são apenas alguns exemplos, mas note que oferecer experiências de alto valor agregado aos proprietários é muito mais fácil e barato do que você imaginava.
Porque investir nos serviços exclusivos?
Ao agregar valor ao imóvel de multipropriedade, os gestores estão trazendo inúmeros benefícios para a valorização da propriedade e suas cotas.
Em especial, por existir uma propaganda positiva feita pelos próprios multiproprietários para seus amigos e conhecidos. O tal do marketing boca-a-boca. Uma vez que, a experiência positiva vivenciada durante a estadia faz com que ocorra entusiasmo em divulgar para os amigos que teve férias incríveis através da multipropriedade.
Então chegou a hora de você tomar uma decisão e agregar valor a sua multipropriedade!
Se você não tem muita experiência no segmento e quer ajuda no desenvolvimento de tais experiências, novas estratégias de fidelização e aumento das vendas in loco, precisa
entrar em contato conosco.
Nascida na Serra Gaúcha, a Plátano Consultoria é especializada em multipropriedade. Com seriedade e compromisso, a empresa oferece ótimos resultados e investe no relacionamento com o cliente, trabalhando para que a experiência dos multiproprietários seja sempre a melhor possível.
Como resultado? Retenção, fidelização e aumento nas vendas.
Entre em contato e converse com aqueles que são especialistas no assunto.








